terça-feira, 2 de agosto de 2011

ACEITANDO AS MUDANÇAS



     O Conceito de Impermanência   

- Essa experiência de morte e separação dá-nos a percepção de impermanência, realidade que evitamos encarar. As estações mudam, as pessoas mudam, a vida muda. O nordeste tem regiões secas, que hoje são caatingas, sertões que outrora foram mar. Existe uma tendência de não aceitarmos e de resistir ao princípio da impermanência.
- Precisamos aprender que, quanto mais apegados nós somos a nossos bens materiais e relacionamento do mundo, quanto mais importante e necessário pensamos que somos neste mundo, mais dor se vive quando deixamos de existir.
- O conhecimento do conceito de impermanência  deve ser encarado positivamente de um modo diferente e compreendido que, por pior que as coisas possam parecer adversas e prejudiciais naquele momento, as circunstâncias que gerou o sentimento de infelicidade, não pode durar.
- É de se perguntar: Se tudo é impermanente, se nada dura para sempre, como pode alguém ser feliz? A verdade é que não podemos nos apegar as coisas, admitir e aceitar situações como irreversiveis. Precisamos encarar a vida aceitando e tirando da experiência da adversidade como uma lição, uma chance de corrigirmos o nosso rumo, uma rara oportunidade de superar as dificuldades.
- Se tivermos a sabedoria, a consciência de colocar nas nossas vidas o conceito de impermanência, trazendo à nossa vida a maturidade de saber que tudo é impermanente, vamos ver que nossas experiências serão mais ricas, nossos relacionamentos mais sinceros, e que teremos maior apreciação por tudo aquilo de que já desfrutamos.


Texto tirado do livro "Filosofando" - Autor João A. Macedo Santana    

Nenhum comentário:

Postar um comentário